PREFEITURA MUNICIPAL DE

IVAÍ

SECRETARIAS / Saúde / PROJETOS

COMBATE A DENGUE

Projeto dia D dengue.

Ação ambiental em combate a Dengue.

Reutilize e combata a dengue.

A dengue é transmitida por um vetor (agente transmissor da doença), no caso, por um mosquito. No Brasil o vetor é o mosquito da espécie Aedes aegypti. O mosquito Aedes aegypti é uma espécie doméstica. Nasce e se reproduz em água parada, limpa, de preferência em recipientes fabricados pelo homem, como latas, pneus, vasos etc. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância endêmica do município de Ivaí, vem em parceria com o Colégio Estadual Arthur da Costa e Silva promover o projeto “Reutilize e combata a dengue”. A idéia tem como foco principal a conscientização para promover a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito transmissor, reutilizando-os na forma de criação de utilitários para o dia - dia como por ex: poltrona de pneus ou garrafas pet, vasos de flor com latas de tinta, etc.

O projeto foi realizado basicamente na aplicação dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e reciclar. Visando a parte de reutilização onde os alunos desenvolveram projetos de utilitários com materiais que poderiam estar acumulando água e transformando-os em artigos Natalinos. Promovendo a conscientização do perigo da dengue, de que a eliminação dos criadouros é a melhor forma de combate ao vetor, além da educação ambiental de que reduzindo, reutilizando e reciclando podemos poupar o meio ambiente e eliminar o criadouro do vetor do dengue.

O julgamento dos Artigos Natalinos foi realizado no dia 30/11/11 e contou com a participação especial do corpo de Jurados, Primeira Dama Denise Moleta Treviso – Secretária da Assistência e Promoção Social, Catrine Gebing – Secretária da Saúde, Karoli Bobato Reigalo – Chefe da Visa, Cecilia Catarina Canteri- representando a Secretaria da Educação, e Mauro C. Leal – Coordenador Regional de Endemias da SESA. Onde foram observados os seguintes critérios: Criatividade, o trabalho em equipe e materiais utilizados. A Turma vencedora ganharia uma viagem à Curitiba para visitação dos pontos Turísticos. Sendo a escolha difícil pois todas as turmas se envolveram e criaram maravilhosos artigos Natalinos, a turma vencedora foi a 2ª serie C, mas analisando todos os projetos foi decidido presentear todas as turmas envolvidas com a Viagem, que foi realizada no dia 17/12/11, a viagem contou com Passeio no Jardim Botânico, Almoço, visita ao aeroporto e Visita ao Zoológico.

Agradecimentos especiais a Prefeitura municipal de Ivaí, ao Prefeito Idir Treviso, pelo grande apoio ao projeto.

Autoria do projeto: Janaína Zolandek e Emirene Manosso

Texto: Janaína Zolandek


 

Galeria de Fotos

Horário de atendimento das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Brasão Ivaí

PREFEITURA MUNICIPAL DE

IVAÍ

Rua Rui Barbosa, 632 - Centro

CEP 84460-000 - IVAI - Paraná

42 3247-1222

gabinete@ivai.pr.gov.br

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 28/03/2024 08:07:48