PREFEITURA MUNICIPAL DE

IVAÍ

SECRETARIAS / Administração / PROJETOS

MONUMENTO PESSANKA INAUGURADO EM IVA

No dia 7 de setembro de 2011 foi inaugurado na cidade de Ivai, Estado do Paraná, um novo monumento à Pessanka no Brasil. A obra foi elaborada a pedido do Prefeito Municipal Idir Treviso para marcar o centenário da Igreja Ucraniana do Sagrado Coração de Jesus. O desenho e concepção da Pessanka gigante é dos artistas Jorge e Iara Seratiuk, a fundição em bronze foi realizada pelo escultor Elvo Benito Damo e a cerâmica foi elaborada por Maria Helena Saparolli. O monumento em bronze fundido, com placas de cerâmica coladas pesa mais de 800 quilos e está assentado sobre uma base em concreto coberta com pedras.

O Prefeito Municipal Idir Teviso lembrou que a sugestão em levantar o monumento à Pessanka foi do Pe. Domingos Starepravo e que o Município de Ivai passa a contar com uma expressiva obra de arte além de fazer uma justa homenagem à comunidade ucraniana. O Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira Vitorio Sorotiuk ressaltou o fato do Brasil reconhecer como seu o patrimônio cultural o conjunto de bens materiais e imateriais portadores de referência à identidade, ação e memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e que o novo monumento à Pessanka coloca a cidade de Ivaí no circuito cultural mundial dos ucranianos.
A Pessanka tem origem milenar na Ucrânia, tendo sido encontrada em escavações que datam há mais de 3000 anos antes de cristo. A arte de pintar os ovos foi trazida pelos ucranianos ao Brasil e atualmente destaca-se como um artesanato permanente produzido pelos descendentes. A sua arte é ensinada desde cedo nas escolas e nos cursos específicos. Muitos artesãos já trabalham profissionalmente com a arte de pintar ovos de galinha, ganso, codorna e avestruz.

 
 

Horário de atendimento das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Brasão Ivaí

PREFEITURA MUNICIPAL DE

IVAÍ

Rua Rui Barbosa, 632 - Centro

CEP 84460-000 - IVAI - Paraná

42 3247-1222

gabinete@ivai.pr.gov.br

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 14/11/2018 17:28:57