Terça-feira, 20 de outubro de 2015
Visualizada: 1171 vezes
Ouvir matéria
No dia 08 de outubro (quinta feira), o presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV/PR), Marcello Richa, fez uma breve visita a nossa cidade. Em entrevista a Folha de Irati, Marcello avaliou o atual momento econômico e político do país: “Estamos vivendo um caos. Uma dificuldade enorme, a credibilidade da população baixíssima em todos os entes políticos do país, de uma forma geral. E isso corrói muito a expectativa de dias melhores. Temos visto diariamente, casos de corrupção em quase todas as esferas do Governo Federal, o Partido dos Trabalhadores (PT) envolvido em vários escândalos, sendo denunciados os acusados e alguns até tendo que ressarcir os cofres públicos dos montantes de recursos envolvidos em corrupção. Somente o que foi desviado da Petrobras é muito maior que o PIB de vários países. São casos de corrupção jamais vistos na história do país”.
Sobre a forma de como o Paraná está enfrentando a crise Marcello explica: “As medidas que tomamos no início do ano, quando o governador Beto Richa teve a coragem e ousadia de enfrentar algumas situações corporativistas em detrimento do interesse coletivo, pensando no futuro do estado, foram imprescindíveis para que estejamos hoje numa situação um pouco mais confortável. Claro que o Paraná não vive numa ‘bolha’, as questões federais e toda a crise nacional interferem, e muito.
Os empregos estão sendo devastados do nosso país de uma forma preocupante, indícios apontam que até meados de 2016 mais de dois milhões de pessoas estarão desempregadas no Brasil. E isso não vem acontecendo no Paraná. Muito pelo contrário. Desde o começo do ano, nosso estado vem oscilando na primeira, segunda colocação na geração de empregos no pais. Isso vem acontecendo através de programas, iniciativas e segurança jurídica, que fazem com que o Paraná seja uma referência na geração de empregos e renda”.
Entre outros assuntos tratados, Marcello aproveitou o momento e parabenizou todas as professoras ali presentes pelo Dia dos Professores, no final da visita teve a confraternização e conversas com todos os presentes.